Horizon 7 – Linked Clone Pool
Uma das principais vantagens do uso de tecnologias para VDI, é sem dúvida a possibilidade de se ter a capacidade de realizar o gerenciamento centralizado de suas imagens para Desktop, diferente do full Clone que é o clone completo de uma máquina virtual, a tecnologia de linked clone presente na Horizon View nos possibilita realizar o deploy de diversos desktops para VDI utilizando uma imagem Gold, dessa forma quando precisamos realizar alguma alteração em nivel de SO como por exemplo a instalação de um patch de segurança, vamos executar essa atualização apenas uma vez e o composer vai se responsabilizar de replicar essas configurações para as demais VMs que formam o pool de Desktops:
VDI CONVENCIONAL:
Várias cópias do mesmo sistema operacional, os recursos comuns não são compartilhados e o gerenciamento não é centralizado.
VMWARE VIEW COMPOSER:
Utilzando o composer com a tecnologia de linked clone, apenas uma instancia completa de SO é criada todos os outros desktops do Pool são criados baseados na Imagem Pai
Processo de criação de imagem pelo composer:
- O primeiro passo é criar sua imagem de máquina de virtual que servirá como template, deve conter não apenas o sistema operacional, aplicativos principais e configurações, mas também os componentes do Agente do Horizon View. Esta máquina virtual se tornará sua VM pai ou sua Gold image.
- Depois de ter criado a gold image , um snapshot é criado. No momento que o pool é criado esse snapshot se tornará a réplica, que é uma imagem read only. Cada VDI criado nesse pool está vinculada a essa réplica e a partir dessa replica são criados os linked clones.
Características:
Links to replica (read-only) for operating system disk
Disco delta individual para armazenar alterações no disco do sistema operacional.
Cada clone ligado funciona como uma máquina independente, com nome de host exclusivo e IP
Múltiplos linked desktops podem referenciar uma única replica
Atualizações na réplica são propagadas para todos os linked clones
As alterações entram em vigor após o próximo login do usuário
Opções de customização com QuickPrep ou Sysprep
Operações disponíveis:
Refresh:
A operação de Refresh possibilita a capacidade de realizar o rollback da imagem para o estado inicial da replica
Propaga as configurações da réplica existente
Todas as alterações do sistema operacional são perdidas após o logout
Discos persistentes dos usuários são preservados
Opções:
Refresh para todos os usuários no pool ou em usuários e grupos especificados
Refresh imediato ou em horário programado
Forçar os usuários a efetuar logout no momento da atualização ou esperar que os usuários façam logout
Recompose:
A operação de Recompose é similar ao Refresh exceto pelo fato de ser possivel utilizar uma nova replica utlizando um novo snpashot da mesma máquina ou de outra existente
Rabalance:
Redistribui os desktops entre os Datastore, similiar a um Storage vmotion, muito útil para balancear os número de desktops por Datastores.
Até a próxima :.