AirWatch – Gerenciamento de Dispositivos Móveis
Hoje irei começar uma série de posts sobre AirWatch uma solução de gerenciamento de dispositivos moveis (MDM), que estou tendo oportunidade de trabalhar novamente…
AirWatch é uma empresa baseada em Atlanta, EUA, com escritórios em todo o mundo. Atualmente a AirWatch tem presença em mais de 150 países, oferecendo usabilidade em 17 idiomas diferentes. Fundada em 2003 e iniciou sua jornada com a gestão de redes wireless e Dispositivos robustos. Hoje, a AirWatch foi reconhecida pelo Gartner como a Líder em EMM. Em 2014, a AirWatch foi adquirida pela VMware, líder da indústria em software de virtualização por US $ 1,54 bilhões. Como plataforma EMM, a AirWatch construiu suas soluções para apoiar organizações com suas implantações de mobilidade e estratégias com facilidade de uso e segurança em mente.
Atualmente as empresas veem dando muita atenção para o tema mobilidade, praticamente todas as companhias já utilizam alguma tecnologia que possibilitem essa característica, seja ela empresa provisionando o acesso via um smartphone corporativo ou até mesmo usando um dispositivo pessoal, as organizações tendem a começar sua jornada de mobilidade, permitindo a conectividade com e-mail, calendário e redes corporativas – criando acesso unificado para os trabalhadores. Isto é onde o conceito de Mobile Device Management (MDM) foi iniciado.
Enquanto as empresas vêem a produtividade e o envolvimento dos funcionários quando usam e-mails, outras aplicações de colaboração como sistemas de gerenciamento de conteúdo, sites de intranet, social, bate-papo e aplicativos de negócios. O foco do Mobile Application Management (MAM) é centralizar o gerenciamento em torno do aplicativo e os dados que esses aplicativos estão manipulando para garantir a segurança de que dados corporativos.
Atualmente existem duas ofertas de uso para a solução on-premise e cloud Tomar a decisão de hospedar AirWatch na nuvem ou no local será puramente
Determinada pela posição da sua organização em serviços em nuvem. Não existe diferença Entre os serviços oferecidos na nuvem ou no local com AirWatch.
Nos últimos anos, tem havido um tremendo Crescimento em ofertas de nuvem. Isto não é diferente com AirWatch e como com muitos Outras organizações, a AirWatch oferece a opção de usar a nuvem para hospedar seu EMM, também conhecida como sua oferta de Software como Serviço (SaaS).
MDM – (Mobile Device Manager) permite gerenciar e controlar remotamente dispositivos móveis por meio de políticas definidas no nível de servidor e enviadas pelo ar (OTA, over the air) ao dispositivo. Entre as políticas mais comuns estão aplicação de senha, bloqueio de hardware e eliminação de dados de todo o dispositivo.
MAM – (Mobile Application Manager) permite gerenciar aplicativos e distribuí-los por OTA a smartphones, adicionando recursos de capacidade de gerenciamento aos aplicativos, de modo que o conteúdo corporativo seja separado do pessoal. Os recursos incluem somente contenção de dados, criptografia de dados ociosos, túnel VPN e eliminação de dados de ativos corporativos.
Com o MDM da AirWatch, você simplesmente inscreve seus dispositivos móveis O ambiente com base no URL de inscrição, no ID de grupo e nas permissões que Sido concedido. Uma vez inscrito, seu dispositivo receberá profiles que permitirão Dispositivo a ser configurado para acessar os recursos corporativos que você configurou. Com o MDM inscrito em seus dispositivos, você pode aplicar políticas de segurança para que seus dispositivos estejam em conformidade. Se os dispositivos não cumprirem ou se os dispositivos foram comprometidos ou roubados, você é capaz de tomar uma ação contra O dispositivo e forçá-lo a travar. Além de bloquear o dispositivo, você pode enviar um Comando para apagar os dados corporativos ou mesmo fazer um wipe no device.
Nos últimos 6 anos a Airwatch foi classificada pelo Gartner como a empresa líder em dentro do segmento de MDM: